A empresa de tecnologia esportivas, a Stats Perform conseguiu aumentar a sua atuação no Campeonato Alemão de futebol depois de fechar um contrato com o Bayer Leverkusen.
Conforme o SBC Notícias, o acerto permitirá ao clube utilizar a ferramenta Edge Analysis da nova parceira, que executa modelos exclusivos de inteligência artificial (IA) para aprimorar análises de pré e pós-jogo.
“Estamos muito satisfeitos em aprimorar os processos existentes atualmente em vigor na Bayer Leverkusen e apoiá-los com acesso a percepções exclusivas fornecidas por meio de nossos modelos de IA patenteados que só podem ser encontrados no Edge Analysis”, disse Stephen Hanke, vice-presidente de vendas da Stats Perform para o mercado europeu.
Além disso, o Bayer Leverkusen tirará proveito das avaliações de rendimento dos seus futuros adversários, como padrões de jogos, posse de bola, influência que cada jogador possui na criação de oportunidades reais de gol e alterações na forma tática de atuação durante o confronto.
“Este é meu décimo quarto ano no futebol profissional e trabalho com a equipe do Stats Perform há muito tempo”, acrescentou Marcel Daum, integrante do departamento de análises esportivas do clube alemão.
Daum continuou: “O Edge Analysis nos permite avançar da análise descritiva para a análise preditiva, que eu acho que é o futuro da análise de desempenho no futebol. Isso é o que torna o Edge Analysis diferente de outras ferramentas do setor e foi o principal fator em nossa decisão de trabalhar com a plataforma”.
Stats Perform conta com diversas parceiras no cenário esportivo internacional
Além da primeira divisão do futebol alemão, a ferramenta já chegou a outras competições do continente europeu. O Stade Rennais, da França, também usou o Edge Analysis na preparação para a temporada 2019 / 2020, que acabou com o time classificado para a Liga dos Campeões da Europa pela primeira vez desde a sua fundação.
O mecanismo também foi utilizado no Campeonato Italiano. A Stats Perform ainda possui parcerias com a Associação Feminina de Tênis (WTA), a Federação Europeia de Handebol (EHF) e a seleção de críquete da Nova Zelândia.