Depois de receber críticas dos dois maiores clubes espanhóis, Barcelona e Real Madrid, a Assembleia Geral da LaLiga aprovou o projeto intitulado “LaLiga Impulso”, que resulta na aquisição pelo fundo de investimento internacional CVC de 10% da entidade espanhola.
O acordo foi apoiado por 38 dos 42 clubes membros. Para ser aprovado, o contrato precisava de pelo menos 32 votos favoráveis.
Embora a liga tenha esclarecido que as questões desportivas e a gestão dos direitos audiovisuais ficarão fora do acerto, este último item em particular foi destacado pelas principais equipes espanholas por ter um impacto negativo no futuro dos clubes, que declararam que a transação impactará os direitos pelos próximos 50 anos, apesar de os termos desta associação indicarem vigência de três anos.
Segundo a LaLiga, “representa o maior impulso da história do futebol espanhol”, pois envolve um “ambicioso plano de investimentos que irá destinar aos clubes recursos para melhorar a competição e a experiência dos torcedores”, de forma a converter o campeonato no “melhor show” do mundo a médio prazo.
Com este acordo, a LaLiga passa de um modelo de único produto, baseado em jogos e venda de direitos audiovisuais, para um modelo de operação mais amplo, baseado em tecnologia e capacidades digitais e analíticas. Em relação ao investimento da CVC, 90% irá para clubes, incluindo futebol feminino, semiprofissional e amador da Real Federação Espanhola de Futebol e do Conselho Superior de Esportes.
Presidente da LaLiga defende a proposta aprovada
Javier Tebas, o atual presidente da LaLiga, afirmou: “Estamos convencidos de que o projeto LaLiga Impulso é a resposta aos desafios que temos de enfrentar a médio e longo prazo”.
Tebas acrescentou: “É um acordo estratégico que vai proporcionar aos nossos clubes maior capacidade de estruturação, vai transformar o modelo de gestão e nos permitirá ter uma competição muito mais atrativa. É o impulso necessário para transformar a LaLiga em uma empresa global de entretenimento digital com a competição de futebol mais atraente do mundo”.