A Stats Perform, líder da tecnologia esportiva em dados e IA, anunciou uma nova série de métricas avançadas com a introdução dos dados ao vivo do Opta Vision, para a temporada de futebol de 2022-23.
O Opta Vision representa uma nova geração de dados esportivos mais precisos. Combinando os dados de eventos do Opta Perform, líder da indústria, com dados de rastreamento para criar um conjunto de dados único e mesclado, o Opta Vision oferece insights de desempenho mais ricos para equipes profissionais e novas e excitantes oportunidades para emissoras e editores gerarem novas linhas de histórias.
Os dados de rastreamento do Opta Vision incluem feeds de estádios a partir de sistemas de câmeras instaladas em locais de jogos e, pela primeira vez, a coleta de rastreamento remoto a partir de fontes de vídeo, alavancando a tecnologia de visão computadorizada de última geração.
O conjunto de dados fundido também utiliza o Qwinn AI Intelligence da Stats Perform para gerar insights de dados enriquecidos que podem auxiliar com as apostas esportivas.
Os novos pontos de dados e métricas preditivas incluem insights relacionados a mudanças dinâmicas na forma de uma equipe durante uma partida; assim como vários insights de previsão de passes que são treinadas em milhões de pontos de dados que consideram o movimento de jogadores atacantes e defensores nos momentos que efetuam um passe.
“Estamos muito entusiasmados em apresentar a próxima geração de dados Opta aos nossos clientes. Ao sincronizar dados de eventos e rastreamento e depois utilizar nossas capacidades de IA para gerar insights enriquecidos, estaremos capacitando os departamentos de análise de desempenho das equipes, bem como a equipe de produção de uma emissora, para identificar novas tendências de desempenho e contar grandes histórias do jogo”. Nancy Hensley, Chefe de Produto da Stats Perform disse.
Outros pontos de dados sendo liberados como parte da alimentação inicial do Opta Vision incluem a detecção da intensidade da pressão para cada passe tentado em uma partida e um novo qualificador nos passes para indicar quando um jogador completa um passe de quebra de linha.
Ambas os insights estarão disponíveis ao vivo aos clientes para várias ligas europeias, fornecendo um contexto maior para eventos chave e ajudando a fornecer uma imagem mais precisa aos clientes sobre o que está acontecendo durante qualquer jogo.
“O uso de dados de rastreamento tem crescido nos últimos anos, mas os insights têm sido limitadas a métricas simples”. comenta Jens Melvang, gerente sênior de projetos da Stats Perform.
“Ao fundir nossos dados de rastreamento com os melhores dados de eventos no futebol, somos capazes de fornecer métricas precisas e perspicazes que dão uma visão mais completa do que está acontecendo no campo”, completou Melvang.