iGaming Brazil

Porto Alegre pode se tornar polo dos eSports com novo projeto de lei

Porto Alegre pode se tornar polo dos eSports com novo projeto de lei

Porto Alegre pode se beneficiar dos eSports na cidade. (Imagem: CMPA / Leonardo Lopes)

A Câmara Municipal de Porto Alegre analisa um projeto de lei que pode transformar os esportes eletrônicos na capital gaúcha. O vereador Márcio Bins Ely (PDT) lidera a proposta, que visa instituir a Política Municipal de Incentivo à Prática Profissional de Esportes Eletrônicos (eSports).

Benefícios e incentivos previstos para os eSports

O projeto busca profissionalizar os eSports e atividades relacionadas. Entre os objetivos estão incentivar o comércio de hardwares e softwares, realizar eventos competitivos e desenvolver a economia local. Em resumo, Porto Alegre pode se tornar um polo de competições de jogos eletrônicos.

O texto prevê diversas ações para fomentar o setor. Entre elas estão:

Além disso, os atletas de eSports terão os mesmos direitos e obrigações dos profissionais de esportes tradicionais. Eles também terão acesso a financiamento e patrocínios.

Cultura gamer e investimentos na cidade

De acordo com Bins Ely, a proposta tem como meta “consolidar Porto Alegre como uma cidade que valoriza a cultura gamer, fortalecer os esportes eletrônicos e valorizar a prática profissional”.

Na justificativa do projeto, o vereador reforça a importância da iniciativa para atrair investimentos. 

“O Estado é capaz de construir pontes para facilitar a atração de investimentos e a consolidação de um polo de eSports e uma agenda de eventos no Município. E o primeiro passo em direção a esse objetivo é igualar os esportes eletrônicos aos esportes tradicionais, bem como os atletas profissionais de eSports aos atletas de modalidades convencionais.”

Então, se aprovado, o projeto colocará Porto Alegre no mapa dos grandes eventos de eSports no Brasil. Certamente abrirá novas oportunidades para jogadores, empresas e investidores do setor de iGaming.

Sair da versão mobile