A Câmara do Vereadores de Canguçu recebeu, por parte do Vereador Madrid, o Projeto de Lei para criação da LOTOCAN, a Loteria de Canguçu.
A recente decisão do STF permitiu aos municípios explorarem o serviço de Loteria nos moldes da União dos Estados. Alguns locais já até possuem legislação neste sentido, como: Pelotas em tramitação encaminhada ao executivo em uma iniciativa do vereador Paulo Coutinho, e Porto Alegre com o processo já aprovado.
Os recursos oriundos da LOTOCAN serão destinados as áreas da saúde, de acordo com o Vereador Madrid, que salientou que o PL irá abranger:
- O Hospital de Caridade de Canguçu;
- APAE;
- Lar dos Idosos;
- Conselho Municipal da Criança e do adolescente.
Todos estes locais serão auxiliados através dos fundos municipais especiais a serem criados e os percentuais para cada área serão definidos por decreto do prefeito em vigor. Pelo projeto o município poderá explorar todos os modelos de loterias utilizados pela União e pelo Estado do Rio Grande do Sul.
O Vereador Madrid ainda comentou sobre o projeto: “A possibilidade da criação da Loteria Canguçu – LOTOCAN, será uma nova fonte de receita para o município de Canguçu, para minimizar um pouco as dificuldades enfrentadas na saúde, idosos, APAE e jovens setores essenciais pra todos nós e, a minha luta nesta área todos que me conhecem sabem que é antiga e necessária, acredito que é possível unir o divertimento da loteria auxiliando a saúde”.
As loterias tem um grande histórico de auxílio para as mais diversas áreas do Brasil, desde educação, saúde, turismo, economia e geração de empregos e novas oportunidades.
As loterias estaduais e municipais permitem que o modelo de jogo lotérico se amplie para as diversas regiões do Brasil, criando novas fontes de renda para locais mais carentes e gerando ainda mais oportunidades no cenário nacional de apostas.