Em função da crise, o Bahia está procurando novas fontes de arrecadação para compensar as perdas nesse período sem jogos. Por isso, o clube de futebol baiano está projetando algumas ações digitais para alavancar o seu programa de sócio torcedor.
“Digo sempre nas reuniões que o que a gente está vendo é um painel de controle com vários botões que precisam ser apertados ao longo dessa crise. Não existe um único botão de milagre que você vai apertar e resolver tudo, mas não tenho dúvida que a digitalização, o investimento em tecnologia e inovação vieram para ficar, estão acentuadas nesse momento de pandemia e é um dos caminhos de monetização do clube”, disse o presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, presidente do Bahia, em entrevista ao Correio 24H.
Por isso, o time quer lançar o “Sócio Digital” em breve. Uma plataforma de streaming que almeja disponibilizar material diário e detalhar ainda mais os bastidores do clube.
“Ele (Sócio Digital) é uma evolução significativa do nosso atual aplicativo. Ele muda de nome, ganha uma linguagem maior em vídeos. Vamos fazer um produto que oferece mais de 100 horas de vídeos por mês para os sócios, sendo que mais da metade desses vídeos vão ser transmissões ao vivo e que depois ficará disponível para ele acessar. É uma grande plataforma de streaming e de relacionamento com o sócio e vai fazer com que o torcedor se aproxime mais do clube”, afirmou Bellintani.
O presidente do Bahia acrescentou que “Vamos desde a evolução de produtos que já existem, como os vídeos de bastidores, o Programa do Esquadrão, até a criação de novos produtos como a transmissão de treinos, de jogos da base, de várias etapas dos bastidores dos jogos, tudo ao vivo e permitindo interatividade com o torcedor”.
Bahia quer ampliar ações digitais e se aproximar da torcida
O objetivo do clube é exibir na sua própria plataforma alguns jogos do time profissional no Campeonato Estadual. Hoje em dia, o Bahia promove a transmissão de jogos da equipe feminina e dos times de base no canal no Youtube. A nova categoria do programa de sócios vai sair por R$ 10 inicialmente.
“A nossa plataforma vai transmitir jogos, incluindo os oficiais do time principal, assim que for possível e a gente tiver esses direitos. Ele vai acessar o tempo todo, vai ver treino diário, apresentação dos atletas, jogos do feminino, bastidores, jantar, tudo com uma linguagem jornalística e de vídeo muito solta, não vamos fazer uma plataforma de produção formal desse conteúdo”, frisou.
Mas, vale salientar que o Athletico foi o time pioneiro em investir em um canal de transmissão própria para seus jogos. Desde março, o time paranaense conta com a FuracãoPlay que já exibiu o clássico contra o Coritiba no Paranaense 2020.
Antes da paralisação do futebol brasileiro, o Furacão projetava a exibição de 30 confrontos do Estadual e Brasileirão nesse ano. O Bahia pretende seguir esse exemplo a curto e médio prazo.