Parte dos recursos do jogo online legal é destinado à projetos das divisões de treinamento dos clubes afiliados à Associação Uruguaia de Futebol (AUF) e à Organização do Futebol do Interior (OFI).
Essa medida da Administração Nacional de Loterias e Cobranças, em conformidade com a Lei nº 19.535 e seu Decreto Regulamentar nº 366/017, visa proteger o jogo e o jogo online legal. No Uruguai, o único site habilitado é a aposta esportiva chamada Supermatch.
Luis Gama, Diretor Nacional de Loterias e Quinielas (apostas em futebol) disse: “Os sites de jogos online não habilitados, não gerarão qualquer lucro para o país, no entanto, prossegue a luta para acabar com o IVA. Seguindo assim, apenas as transferências para projetos, cujos beneficiários são os jovens membros das divisões de treinamento dos clubes afiliados à Associação Uruguaia de Futebol (AUF) e à Organização do Futebol do Interior (OFI).”
Neste momento, existem mais de 33 milhões de pesos uruguaios (aproximadamente 991 mil dólares americanos) disponíveis para cada organização que serão investidos em diferentes projetos.
Antes de conceder os fundos, o Ministério da Economia e Finanças e o Departamento Nacional de Loterias e Quinelas exigem que a OFI e a AUF apresentem projetos de infraestrutura que melhorem as condições dos clubes, seja em Montevidéu ou no interior do país.
Até agora, os clubes afiliados da OFI apresentaram 85 projetos, enquanto a AUF ainda não apresentou nenhum.
Dentre os projetos apresentados para aprovação estão a construção de vestiários e salas de estudo para jovens e a iluminação de quadras.
“Exitem muitos projetos e, em todos os casos, buscamos promover esportes e melhorar as condições locativas das divisões de treinamento dos clubes em todo o país”, disse Gama.