A decisão do Campeonato Paulista 2022 começou na quarta-feira, 30, no Morumbi. O São Paulo venceu o Palmeiras por 3 a 1 e Calleri, autor de dois gols, recebeu o troféu de ‘Craque do Jogo’. No entanto, essa escolha contou com uma novidade: a tecnologia desenvolvida pela Stats Perform, parceira de dados da Federação Paulista de Futebol (FPF), foi responsável pela decisão.
A partir de inteligência artificial baseada em dados, essa tecnologia atuará em todas as transmissões promovidas pela entidade paulista, como Record, Youtube, Premiere, HBoMax e Paulistão Play. A medida foi tomada pela Federação visando oferecer mais uma inovação para o Estadual, que já conta com transmissões tecnológicas e até NFTs de jogadas relevantes dos embates, comercializados pela Binance, parceira de criptoativos da competição.
Como ocorreu na partida de ida com a opção pelo atacante do São Paulo, a inteligência artificial da Stats Perform calculará uma nota para os atletas de acordo com inúmeras estatísticas referentes a performance dentro das quatro linhas no confronto da volta, marcado para domingo, no Allianz Parque.
Conforme o MKT Esportivo, esses dados serão separados por alguns critérios de análise, que equivalem a aspectos qualitativos de rendimento do jogador: Ataque, Defesa, Finalização, Passe, Posse e Goleiro. Além de alguns fatos mais específicos do jogo: equipe ganhadora, time derrotado, pênalti desperdiçado, pênalti defendido, cartões.
Todos esses fatores integram o cálculo final da nota e possuem peso diferentes conforme a função do atleta no confronto. Portanto, o poder de finalização é mais impactante para um atacante do que para um defensor, bem como o critério ‘goleiro’ não influencia a nota dos jogadores de linha.
“A FPF e a LiveMode têm trabalhado em conjunto para proporcionar inovações dentro do Paulistão Sicredi. A escolha do Craque do Jogo das finais por meio de inteligência artificial é mais um feito inédito, proporcionado por meio de dados da nossa parceira, Stats Perform”, afirmou Bernardo Itri, VP executivo de marketing e comunicação da FPF
Sobre a Stats Perform
A Stats Perform, uma empresa líder de dados e tecnologia esportiva, fechou um acordo com a Federação Paulista de Futebol visando adquirir exclusividade no repasse dos dados de torneios da entidade para sites de apostas em todo o planeta.