As Loterias Caixa anunciaram mais uma novidade para incentivar os jogadores. A partir de agora, a Quina contará com uma nova forma de distribuição de prêmios, com reserva de uma fração da arrecadação para sorteios de final 5. Essa alteração possibilita que a categoria forneça premiações maiores com mais regularidade.
Pelo novo modo de rateio das quantias para premiação, o percentual para a premiação principal continuará em 35%, com exceção dos concursos de final 5, que além desse percentual, também receberá 15% da arrecadação de cada um dos sorteios anteriores (finais de 0 a 4 e de 6 a 9).

A modificação da norma entra em vigor no primeiro sorteio de novembro, que acontecerá nesta quarta-feira, 3, concurso 5.696. Nesta segunda-feira, 1º de novembro, não acontecerá sorteio da Quina de forma excepcional, como também no Feriado de Finados.
Além disso, a reserva de prêmio para determinados concursos reguladores começou a ser adotada pela Mega-Sena, em 1996, quando foi desenvolvida para substituir à Sena. A nova categoria rapidamente ganhou popularidade em função das premiações milionárias.
Na Mega-Sena, existe reserva de 22% da quantia voltada a premiação dos concursos de final 0 e 5. A norma também é usada em outras categorias das Loterias Caixa: Lotofácil (concursos de final 0); Timemania (0 e 5) e Loteca (0 e 5).
Sobre a Quina
A Quina é a modalidade mais antiga das Loterias Caixa de sorteio de prognósticos numéricos, no qual o apostador seleciona cada número do seu bilhete. Além disso, a Quina entrou no lugar da Loto em março de 1994 e é atualmente a terceira mais popular, perdendo somente para Mega-Sena e da Lotofácil em número de apostas.
Com concursos diários de segunda à sábado, a Quina sorteia cinco dezenas entre 1 e 80. A aposta simples de cinco números pode ser adquirida por 2 reais. Os jogadores faturam prêmios ao acertar 5, 4, 3 ou 2 números. Lembrando que os maiores prêmios da categoria são dos edições especiais de São João, chegando a R$ 204,8 milhões neste ano.