Um tailandês ganhou US$ 60 na loteria (cerca de R$ 300 na cotação), a partir de números previstos por um chatbot de Inteligência Artificial (IA). A história ganhou grande repercussão nas redes sociais. Patthawikorn Boonin usou o popular ChatGPT, um modelo de AI treinado para conversar sobre vários temas.
Mas, prever o futuro não faz parte de seu processo habitual. Quando alguém pede que o ChatGPT faça previsões, ele responde: “Como uma AI, eu não posso adivinhar os números da loteria. Eles são gerados de forma randômica e ninguém prever o resultado com certeza”.
Apostador conseguiu driblar limitação do ChatGPT
De acordo com a agência de notícias local The Thaiger, Boonin ganhou um total de 2.000 baht (a moeda local) depois de achar uma solução para driblar essa limitação do chatbot em jogar na loteria. Na verdade, ele conseguiu que o software gerasse quatro pares de dois dígitos – 57, 27, 29 e 99 – que Boonin jogou na loteria do governo tailandês. Sendo assim, o número 99 foi sorteado, rendendo uma fração do prêmio total em dinheiro.
A base de um jogo de loteria se baseia na aleatoriedade. Se os resultados fossem facilmente previsíveis, ninguém apostaria em combinações perdedoras. Mas, há nuances em relação a aleatoriedade que podem ser exploradas.
A aleatoriedade algorítmica, por sua vez, simula eventos aleatórios utilizando algoritmos matemáticos chamados geradores de números pseudoaleatórios (PRNGs). Ainda que os PRNGs elaborem sequências numéricas que parecem aleatórias, elas são feitas a partir de fórmulas determinísticas e, portanto, são previsíveis.
Como os PRNGs dependem de valores iniciais, a IA poderia, teoricamente, adivinhar os resultados desses algoritmos analisando enormes quantidades de dados gerados. Ao encontrar padrões ocultos em sequências de números, o software pode melhorar o seu modelo para adivinhar o próximo número gerado pelo algoritmo. Não foi isso que aconteceu com o apostador tailandês, pois o ChatGPT ainda não é tão sofisticado a ponto de fazer essas contas.
Em matéria do Portal do Bitcoin, um exercício foi feito com o GPT4, questionado se a IA seria capaz de adivinhar as dezenas da loteria no futuro. “Os números da loteria são sorteados aleatoriamente e os sistemas são projetados para garantir que o processo seja o mais imprevisível possível. Para prever os ganhadores da loteria, uma AI precisaria ser capaz de prever a verdadeira aleatoriedade, o que é fundamentalmente impossível”, respondeu o GPT4.