Codere redobra compromisso com a responsabilidade social corporativa

Para dar uma resposta global, a empresa constituiu um Comitê de Relações Institucionais chefiado pelo CEO Vicente Di Loreto.

0
Codere redobra compromisso com a responsabilidade social corporativa

A Codere anunciou a atualização do seu Plano de Responsabilidade Social Corporativa e Jogo Responsável, para “unificar as ações nos diferentes mercados e promovê-las através de um projeto estratégico, com o qual visa melhorar a sua resposta às principais expectativas e preocupações sociais da indústria”.

A empresa realizou um criterioso exercício de análise das perspectivas e exigências dos seus diversos grupos de interesse, de forma a priorizá-los e definir posicionamentos e linhas de ação, no intuito de dar uma resposta ao mercado e minimizar os eventuais efeitos adversos que sua atividade pode ter na sociedade.

“A Codere continua evoluindo no diálogo com o mercado, respondendo às suas demandas com base em seus pilares de integridade e transparência. Nosso objetivo como empresa é criar valor responsável. Para isso, devemos nos conectar com as expectativas de nossos públicos e incluir seu interesse da melhor forma possível em nossos processos”, afirmou o CEO da Codere, Vicente Di Loreto.

Pilares do plano de responsabilidade social da Codere

Para dar uma resposta global, a empresa constituiu um Comitê de Relações Institucionais. Esta comissão, que passa a ser responsável pelo acompanhamento do plano, efetuou uma análise exaustiva ao longo do último ano, identificando como prioritários os seguintes temas:


Regulamentação da publicidade: uma regulamentação deficiente das comunicações comerciais de jogos pode levar à superexposição, o que ameaça a proteção ideal de grupos vulneráveis ​​- especialmente menores. A empresa defende limitações razoáveis ​​à publicidade do jogo, seja qual for a natureza do operador (público ou privado).

Planejamento de locais de jogo: Codere apoia uma regulamentação que aponta a instalação de locais, seu tamanho e os tipos de jogos que podem ser oferecidos – com o objetivo de reduzir racionalmente a incidência de jogos problemáticos.

Controle de acesso ao jogo: Codere é radical em relação ao acesso zero de menores e pessoas vulneráveis, seja pelo canal presencial ou online. Para tal, para além do cumprimento exaustivo da normativa em vigor, a empresa mantém parcerias com organismos públicos e privados para promoção de ações que lhe permitam cumprir este intuito.

Gestão de grupos vulneráveis: a empresa compromete-se a analisar e implementar permanentemente medidas de jogo responsável, de forma a garantir a melhor proteção a menores e pessoas com comportamentos problemáticos. O programa de jogo responsável da empresa está estruturado nos pilares de prevenção, conscientização, detecção e gestão de comportamentos de risco.

Imagem do setor: a desinformação sobre a atividade de jogo favorece a disseminação de preconceitos e crenças não sustentadas por dados, que deterioram a imagem pública do setor. A Codere entende que deve apoiar o segmento e contribuir para isso, promovendo e divulgando estudos reais sobre o mercado global.

Posicionamento dos representantes do grupo na Europa e LatAm

“Nosso setor dá uma contribuição social importante em termos de geração de empregos e contribuições fiscais para os cofres públicos. Os dados sobre a incidência de comportamentos de risco mostram que não há problema social generalizado em relação à atividade”, explicou Bernardo Chena, gerente regional da Codere LatAm.

Chena acrescentou: “Enquanto os números da demanda refletem que não houve crescimento nos últimos anos, mas sim uma transformação das preferências dos consumidores em alguns mercados, como pode ser o caso nos últimos anos de uma maior preferência por apostas esportivas ou jogos online”.

Por sua vez, Alejandro Pascual, gerente regional da Codere Europa, frisou que “apesar da contribuição deste setor, sua superexposição devido ao aumento da atividade publicitária e do discurso público, tem contribuído para gerar uma percepção social negativa, sem base científica”.

Segundo Pascual, o ideal é dar “continuidade ao nosso trabalho na implementação das melhores práticas de jogo responsável e dando visibilidade ao que fazemos e somos; uma indústria altamente regulamentada e responsável que atende às necessidades de entretenimento de seus clientes”.